Alergia x Intolerância Alimentar

91278882A comida deve nos nutrir e dar prazer. Mas, algumas vezes, ela pode ser um risco à sua saúde.

Muitas pessoas tem sintomas como dor de cabeça, coceira, vermelhidão na pele, inchaço e não suspeitam que podem ter comido algo que não “lhe cai bem”. Esses podem ser sintomas de uma alergia ou intolerância alimentar.

COMO SABER A DIFERENÇA:

– Alergia alimentar
Os sintomas aparecem segundos ou minutos após a ingestão do alimento
Em casos extremos pode causar a morte
Pequenas quantidade do alimento podem desencadear a reação, por exemplo, processar outros alimentos em equipamentos que forma utilizados com os produtos alergênicos
É facilmente diagnosticado com testes de laboratório e de pele

– Intolerância alimentar
Os sintomas podem chegar até dias após a ingestão do alimento e podem durar semanas
Geralmente envolvem o sistema digestivo
Geralmente é necessária uma quantidade grande e continua do alimento para desencadear a reação
As pessoas geralmente desejam os alimentos que causam a intolerância
É difícil o diagnostico já que existem poucos testes confiáveis

allergy
OS MAIORES VILÕES (segundo estudo na população americana):
– Amendoim 0,6% a 1.3%
– Nozes e Castanhas 0,4 a 0,6%
– Peixe 0,4%
– Crustáceos 1,2%
– Outros frutos do mar 2,8%
– Leite e seus derivados: 1% a 2% (Intolerância à Lactose [e um dos tipos)
– Soja: 0,4%
– Ovos e derivados: 1% a 2% (essas pessoas não podem tomar a vacina contra a gripe)
– Glúten: 0,4 % (Doença Celíaca é um dos tipos)

MITOS E VERDADES:

– Muitas dos alimentos que mais gostamos podem ser os que mais nos dão alergia!
VERDADE! Mesmo ainda não tendo sido provado várias teorias tentam explicar como esse processo ocorre. Alguns estudos apontam para a dependência de nossos corpos à histamina e o cortisol, que são secretados por nosso sistema imunológico em resposta à alergia. Outra teoria é sobre a conexão dos anti-corpos e antígenos. Os anticorpos podem se “conectar” a mais de um local onde o alérgeno se encontra, o que o torna extremamente eficiente. Porém, quando existe um grande número e anticorpos para um pequeno número de antígenos os anticorpos podem se conectar de forma cruzada e tornarem-se complexos. Desta forma, uma resposta natural do corpo é querer mais antígenos para “balancear” os anti-corpos. Este segundo modelo é bem aceito pelos especialistas pois explicaria porque as pessoas que deixam de comer os alimentos a que tem alergia tem primeiro uma piora dos sintomas e depois de alguns dias estão melhor.

– Uma intolerância alimentar é apenas uma manifestação mais branda de alergia alimentar!
MITO! Alergia e intolerância são bem diferentes! A alergia é uma manifestação do sistema imunologio quando encontra algum alimento. Geralmente a reação é rápida e independe da quantidade que é ingerida. Uma intolerância dificilmente envolve o sistema imunológico e é marcado por sintomas incômodos após ingestão de certo alimento (por exemplo, diarreia). As reações são dificilmente imediatas, apenas quando quantidades abusivas são ingeridas em um curto espaço de tempo.

– O número de pessoas alérgicas tem aumentado muito!
VERDADE! O número de pessoas alérgicas vem aumentando. Não se tem ainda uma confirmação do motivo mas, estudos afirmam que o aumento na higiene e mudança de hábitos alimentares o que deixa o sistema imunológico das crianção super expostos aos germes. As alergias alimentares afetam de 5% a 8% das crianças e 3% a 4% dos adultos. O número de crianças que dão entrada nos hospitais americanos por alergias alimentares aumentou 700% desde 1990.

– Muitas crianças deixam de ter alergias ao trigo, soja, ovos e leite quando crescem!
VERDADE! Muitas crianças deixam de ter alergia a determinado alimento após os 5 anos de vida. Isso pode ser explicado pelo desenvolvimento do sistema imunológico.

– As pessoas podem deixar de ter alergia à peixes, frutos do mar, castanhas e amendoim!
MITO! É muito raro alguém deixar de ter alergia a estes itens. São alergias muito severas que desencadeiam uma reação exacerbada do sistema imunológico.

– Uma pessoa pode ser alérgica a qualquer tipo de comida!
VERDADE! Mas só na teoria. Na verdade alguns poucos alimentos são responsáveis por 90% das reações alérgicas. O problema é que estes alimentos estão muito presentes na vida moderna. São, por exemplo, as farinhas que contem glúten, os crustáceos, ovo, peixe, lúpulo, leite, moluscos, mostarda, nozes, castanhas, amendoim, soja, gergelim, dióxido de enxofre (presente em desinfetantes, anti-sépticos, anti-bacterianos, e utilizado como agente branqueador e conservador de alimentos, frutos secos, na fabricação de bebida alcoólicas entre outros) e Sulfitos (sim, é utilizado na fabricação do papel, por isso papel sulfite, e na industria como antioxidante alimentar)

– Alergia alimentar não pode matar ninguém!
MITO! O individuo pode ter uma reação chamada de anafilaxia, também chamado de choque anafilático. caso a pessoa não seja tratada com extrema rapidez ela pode morrer em pouco tempo. Os sintomas incluem queda da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema da glote.O tratamento é feito com uma injeção de adrenalina/epinefrina. Pessoas com histórico de reações podem comprar canetas com a dose de adrenalina para usar em emergências.

– Ninguém é alérgico à frutas e vegetais!
MITO! Algumas pessoas tem, por exemplo, alergia á maça. Muitas vezes cozinha-las é suficiente para que não causem alergia.

– É fácil diagnosticar uma intolerância ou alergia alimentar!
MITO! Muitas pessoas acreditam ter uma alergia ou intolerância alimentar do que as que realmente tem. Aproximadamente 30% dos ingleses acreditam ter alguma intolerância ou alergia mas os dados mostram que apenas 3% a 4% dos adultos tem alergia.

– Não existe cura para intolerância e alergia alimentar!
VERDADE! A única forma de não sofrer as reações alérgicas é evitando os alimentos. Algumas técnicas de dessensibilização vem sendo empregadas, especialmente com crianças, mas ainda é um processo em desenvolvimento e que deve ser seguido muito de perto por um especialista.

– Alergias e intolerâncias podem ser genéticas!
VERDADE! Se você tem irmãos ou seus pais tem alergias ou intolerâncias a chance de você ter são grandes também. Porém, algumas vezes, não sobre o mesmo alimento.

– Quem tem dermatites e asma tem mais chances de ter alergias e intolerâncias!
VERDADE! Uma pessoa que tem qualquer tipo de alergia já é mais propensa a ter outras. Alergias atópicas são aquelas que podem não estar diretamente relacionadas. Por exemplo, uma pessoa pode ter alergia a amendoim e pelo de gato.

– Se eu tiver alguma alergia ou intolerância alimentar devo me preocupar com os cosméticos que uso!
VERDADE! Quem tem alergia deve se acostumar a ler rótulos. No Brasil essa pode ser uma tarefa e tanto já que muitos estão em inglês. Mas, se a pessoa tem alergia a castanhas por exemplo, não pode usar cremes com óleo de amêndoas, por exemplo.

Veja outras receitas nas mesmas categorias:
    Ciência

Leave a Reply

Your email address will not be published.