“De chocolate que o amor é feito”

Alguém lembra dessa música do Trem da Alegria?

São tantas as declarações de amor feitas com e para o Chocolate, não é? E tanto é dito sobre ele… vilão das dietas, mocinho quando tem mais cacau… mas qual é a dele?

Como o assunto é quase ilimitado teremos uma série sobre o assunto. Esse é apenas o primeiro post.

O Chocolate é acusado de causar acnes, caries e não ser nutritivo. Mas é conhecido também por ser anti-depressivo e até afrodisíaco.

A bom notícia é que muitos dos efeitos atribuídos ao consumo do chocolate são errados. por exemplo, dois estudos, um da universidade da Pensilvânia e outro da Acadêmia Naval Americana mostraram que comer, ou não chocolate não produziu mudanças significativas nas condições de aparecimento ou piora da acne dos participantes do estudo. Eles concluíram, inclusive, que a alimentação não é a primeira fonte de alterações na doença.

Além disso não foi provado que o chocolate causa cáries. Existem indícios de que a manteiga de cacau inclusive forma uma camada protetora nos dentes que ajuda a prevenir a formação de placa nos dentes. O açúcar do chocolate sim, pode causar cáries, mas não mais do que o açúcar presente em qualquer outro alimento.

Claro que, como todo alimento, chocolate em excesso pode causar problemas de saúde. A manteiga de cacau é rica em gordura saturada, que pode aumentar o colesterol que, por sua vez, pode causar problemas cardíacos. Porém, um estudo da Universidade da Califórnia aponta que o chocolate possui fenóis, uma substancia presente em diversas plantas. O sabor adstringente de plantas como o cacau e uva apontam a presença deste fenóis que tem como benefício proteger o coração de quem os consome. Eles previnem a formação de placas de gordura reduzindo a oxidação do LDL.

Os flavonoides são conhecidos anti-oxidantes e estão presentes no chocolate e podem reduzir riscos coronários mas ainda não há pesquisas em larga escala para comprovar esses benefícios.

Desta forma os chocólatras podem consumir essa delicia diariamente, desde que seja o chocolate amargo ou com maior porcentagem de cacau.

Se ele tiver, no mínimo 70% de cacau pode-se consumir 50 gramas por dia e além dos benefícios já citados estará consumindo vários nutrientes como ferro, cálcio, potássio vitaminas A, B1, C, D e E.

Um pedaço de 37,5 gramas de chocolate tem a mesma quantidade de oxidantes que 125 ml de vinho tinto!

Se você não gosta dos chocolates amargos comece aos poucos, vá para o meio amargo e vá aumentando o percentual de cacau aos poucos. Seu paladar e sua saúde vão adorar!

Veja outras receitas nas mesmas categorias:
    Ciência

Leave a Reply

Your email address will not be published.